quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

MULHERES CERCADAS POR FRUTAS E LEGUMES NA PINTURA SURREAL DE ALONSA GUEVARA

Vibrante, colorida e original. Chamativa, estupenda, criativa. Faltou-nos adjetivos para elogiar as pinturas da chilena Alonsa Guevara quando topamos com elas pela primeira vez. Foi então que resolvemos fazer uma pesquisa mais apurada a seu respeito e... Não encontramos absolutamente nada em português! Nadica de nada. Não era possível que uma artista talentosa como ela não tivesse pelo menos uma referência em nossa língua. É bem provável, portanto, que sejamos os primeiros. Alonsa produz retratos de mulheres nuas ou seminuas rodeadas de frutas e legumes de todos os tipos. O curioso é que ela faz questão de ir ao supermercado e escolher cada uma desses vegetais que, digamos assim, servirão de modelo. Embora tenha nascido no Chile, Guevara passou boa parte da vida entre as florestas tropicais do Equador, que até hoje servem-lhe de inspiração. Isso pode ser facilmente notado em séries como a magistral Spíritu, onde ela mescla elementos como vegetais, pedras e até cabelos. Ou em Ritualistic Sculpures com suas esculturas surreais. Por fim, em virtude da originalidade, criatividade e beleza – além dos adjetivos citados acima –, ela vem há muito colecionando prêmios mundo afora. Prêmios merecidos. Descubra o universo mágico e surreal de Alonsa Guevara depois de clicar aqui.

 







 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

FOTÓGRAFO TRANSFORMA FOTOS TIRADAS EM DIAS CHUVOSOS EM OBRAS DE ARTE

O pintor francês Gustave Caillebot costumava retratar cenas do dia a dia da Paris do século XIX, inclusive durante os dias chuvosos. Seus quadros influenciaram toda uma geração de artistas. Ao deparar com o trabalho do fotógrafo russo Eduard Gordeev, a primeira coisa que nos vem a cabeça é justamente a obra de Caillebot (e pintores que receberam suas influências, obviamente). As cenas por ele clicadas parecem pinturas a óleo. Algumas deixam a nítida impressão de que foram feitas com a ajuda de um pincel. Apesar do ambiente sempre chuvoso, a obra de Gordeev remete a uma atmosfera romântica. Transmitem uma sensação de paz e bem-estar. E não há como negar que são extremamente bonitas. Clique aqui e saiba mais sobre a fotografia artística de Eduard Gordeev.

 







terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

CONHEÇA AS PEÇAS DE PORCELANA COM FORTE APELO ERÓTICO DE CHRIS ANTEMANN

A artista norte-americana Chris Antemann produziu uma série de esculturas em cerâmica bastante polêmica (e que provavelmente seria censurada por grupos ultraconservadores “mimizentos” brasileiros). Inspirada na arte rococó, ela retrata pessoas em poses com forte apelo erótico. Podem dizer que é um trabalho subversivo, mas que não deixa de ser incrível. Antemann foi magistral nos detalhes, sejam nas formas, sejam nas cores. Temos que lembrar que ele foi inteiramente feito em colaboração com a tradicional empresa de cerâmica Meissen. Conheça a série Forbidden Fruit ao clicar aqui.

 







segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

O ARTISTA QUE DERRETE OBRAS CLÁSSICAS DA ARTE UNIVERSAL

Imagine que ao entrar no museu você se depara com a obra O Grito, do norueguês Munch, derretendo. Ou que, numa galeria depara-se com um Mondrian se liquefazendo. É justamente isso o que faz o artista Alper Dostal: diluir obras clássicas da arte. A quantidade de obras que ele derrete é impressionante. Isso tem chamado bastante a atenção de galeristas, críticos e público em geral. Residente em Viena, na Áustria, Dostal é considerado um dos melhores designers de seu país. Quase tudo o que ele faz chama a atenção. Batizada de Art+Summer, essa série com quadros derretidos é a que mais deu o que falar. Saiba mais sobre esse artista e sua obra clicando aqui.

 

Alper Dostal

Alper Dostal

Alper Dostal

Alper Dostal

Alper Dostal

Alper Dostal

Alper Dostal

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

ILUSTRAÇÕES SURREAIS FEITAS COM GRAFITE POR MILES JOHNSTON

As mulheres que habitam o universo do ilustrador britânico Miles Johnston possuem corpos e/o rostos divididos pela metade, como se estivessem se transformando em alguma entidade. Parecem transformações perpétuas, em que o humano transmutasse em natureza ou algo  mais. Em muitas ilustrações, parece que as mulheres estão sonhando. Johnston produziu diversas séries de ilustrações, e vale a pena conhecê-las. Para isso, clique aqui.

 







quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

COMPLEXAS E MAGNÍFICAS ESCULTURAS QUE DESFAZEM EM RETALHOS DE HAEJIN LEE

A artista sul-coreana Haejin Lee dedica grande parte do seu tempo à produção de peças de cerâmica como pratos, xícaras e potes. Podia ser uma artesão como outra qualquer se não fossem as suas magníficas esculturas. Produzidas também em cerâmicas elas revelam bustos ou partes de corpos humanos se desfazendo em retalhos. A complexidade com que são feitos chamam muito a nossa atenção. Não custa lembrar que, além de originais, tratam-se de obras belíssimas. Recomendamos uma visita ao site da artista. Link







quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

AS BONECAS CRIATIVAS E EXÓTICAS DA DUPLA EKATERINA E ELENA POPOVY

As gêmeas russas Ekaterina e Elena Popovy resolveram reunir duas das suas maiores paixões – ou seja, bonecas e moda – num único trabalho. O resultado é excepcional. Inspiradas por personalidades como Marilyn Monroe e Marilyn Manson, elas produzem bonecas com corpos esguios e aparências algumas vezes estranhas. Ao contrário da popular Barbie, as bonecas dessas irmãs da cidade de Perm, usam figurinos exóticos. Os acessórios como tamancos e chapéus chegam a ser mais criativos do que muitos encontrados em revistas de moda (Lady Gaga iria adorar). Interessante é que as bonecas são fotografadas em poses extravagantes, ousadas, sensuais, tornando o portfólio das Popovy ainda mais atraente. Detalhe: elas produzem apenas 15 modelos por ano. Conheça detalhes sobre as bonecas clicando aqui.

 






segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

CONHEÇA AS MÓRBIDAS MAS FASCINANTES ESCULTURAS DE SARAH SITKIN

Navegar pelo Instagram da artista norte-americana Sarah Sitkin é uma experiência esquisita. Ela produz esculturas que, embora pareçam realistas, soam muitas vezes como saídas de filmes de terror. São peças de aparência estranha, mórbida, grotesca. Para produzi-las, Sitkin utiliza materiais como látex, resina e argila, entre outros. Como fotógrafa, ela produz imagens também estranhas. Se quiser conhecer seu trabalho e conferir como ele é um tanto incomum (lembrando que é bastante original), entre aqui.

 






sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A FINITIDE DA VIDA NAS FOTOGRAFIAS AQUÁTICAS DE TOMOHIDE IKEYA

Breat, Wave e Moon são três galerias do site do fotógrafo japonês Tomohide Ikeya. São fotos de pessoas flutuando em piscinas e lagos/praias. A maioria transmite de maneira inevitável a ideia de finitude da vida. Mas são imagens extremamente poéticas e é aí que está a maior virtude de Ikeya. É impossível permanecer indifirente ao seu trabalho. Se você gosta de fotografia em preto e branco, vai perder o fôlego. O trabalho de Ikeya não só precisa ser visto, como merece ser contemplado.

Para visualizar o trabalho de Tomohide Ikeya, clique aqui.

 






FIGURAS TATUADAS NOS QUADROS E OBJETOS DECORATIVOS DE VOGLIO BENEDICT

Sediada em Montpellier, a dupla francesa Pascal e Benedict produziu inúmeros trabalhos em fotografia, chamando especial ...